Softwares Livres
Os softwares livres vêm aumentando o número de adeptos e de defensores por todos os lugares e pontos do planeta. Seu conceito consiste no desenvolvimento de aplicativos que possam ser utilizados por todos, gerando, assim a tão necessária inclusão digtal e a não dependencia de programas caríssimos detentores de direitos legais.
Os softwares livres são distribuidos gratuitamente, autorizando seus proprietarios a usarem, copiarem, modificarem e até mesmo redistribuirem o mesmo, com algumas restrições, que são, geralmente, manter o software livre e jamais combrar por sua liçenca de uso.
Por exemplo: Um grupo de estudandes podem inventar um novo software, registra-lo com sendo um software livre e distribui-lo por todos os cantos do planeta. Lá do outro lado do mundo, outro estudante empreendedor pode copiar esse programa, modificar algumas coisas e redistribuir para outras pessoas, desde que também de maneira gratuíta.
Então você se pergunta. Alguém pode ganhar dinheiro com esse processo?
A resposta é, Sim.
Alguém poderá produzir materiais sobre o software e vende-los
Fazer palestras e treinamentos sobre o produto, ou sobre o software e cobrar por esse serviços.
Ofertar suporte técnico especializado para o software
Adptando o software para algumas formas de uso específicos para clientes que desejem pagar por isso.
Outra boa idéia sobre o software livre é o incentivo à produção de materiais intelectual que irá gerar renda para o país produtor. Ao ser usado um software de outro país, o dinheiro investido vai para o país produtor.
Porém se ao invés disso, uma empresa brasileira adotar um software nosso, poderá contratar brasileiros para a prestação de serviços como suporte e treinamentos, e nesse caso o dinheiro não sai daqui.
Atualmente existem muitas opções dísponiveis, que irei apresentando aqui no blog Aula Fácil.
Você consegue esses softwares em diversos sites como alguns que sito aqui.
http;//www.softwarelivre.org
https://www.superdownloads.com.br
https://www.imaster.com.br/canal/livre
Site ofical do governo brasileiro sobre o assunto
https://www.softwarelivre.gov.br
Como tudo o que pode afetar a comercialização dos poderosos fabricantes, sofre discriminação, é claro que os softwares livres não poderiam fugir a regra.
Mas apóio e incentivo o uso deles, assim como indico alguns muito bons que fazem frente a muitos famosos como o Libre office, é uma maravilhosa ferramente tipo o corel drawn que pode muito bem atender a suas necessidades, é totalmente grátis.
Por: João Paulo Ávila
Uma das ferramentas mais usadas para edição de vídeos, prós e contras